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quinta-feira, 7 de maio de 2020

Número de reclamações em condomínios aumenta durante o isolamento social

Quem mora em condomínio, seja ele vertical ou horizontal, vive algumas situações um pouco estressantes. Seja por excesso de barulho provocado por música alta ou após o horário estipulado, obras, situações envolvendo lixo, limpeza ou vagas de estacionamento.

 

Quem mora em condomínio, seja ele vertical ou horizontal, vive algumas situações um pouco estressantes. Seja por excesso de barulho provocado por música alta ou após o horário estipulado, obras, situações envolvendo lixo, limpeza ou vagas de estacionamento, as reclamações acabam surgindo, prejudicando o relacionamento harmonioso entre os vizinhos.

Neste momento entra o papel do síndico, uma pessoa escolhida previamente por meio de uma assembleia de moradores, que é responsável por zelar pela ordem dentro do espaço e que podem chamar a atenção quando existem esses problemas. A Folha conversou com a síndica Beatriz Machado, que administra um condomínio com 180 unidades e mais de 450 pessoas, que constatou o aumento no número de reclamações nos últimos dias.

“Sempre tivemos algumas reclamações referentes a barulhos, mas a maioria era sempre durante a noite. Agora, como temos muitos moradores fazendo home office, é constante receber reclamações de som alto, instrumentos musicais, sem contar as crianças que estão brincando livremente nas áreas comuns do condomínio, quando deveriam estar em casa, já que as aulas foram suspensas com essa intenção.”

Ela conta, ainda, que as reclamações surgem em sua maioria via Whatsapp, no grupo criado para os condôminos, e que sempre que há um morador insatisfeito com essas situações, que acaba publicando algo neste sentido para chamar a atenção do vizinho.

Sobre a aplicação de multas, neste condomínio em específico, existem normas que norteiam a síndica. “Nosso Regimento prevê multa, mas somente para perturbação do sossego dentro do período das 22h às 08h. Eu venho tentando apelar para o bom senso de cada um, mas infelizmente não é sempre que tenho obtido sucesso. A multa é de 50% do salário mínimo, podendo seu dobrada em caso de reincidência”, explica. “Principalmente quando lidamos com pessoas adultas que deveriam compreender que, quando decidimos viver em um condomínio, os interesses coletivos devem sempre sobressair aos individuais. Além disso, as pessoas que residem em condomínio deveriam ter mais compreensão do trabalho de um síndico. Sempre somos ‘demonizados’ devido ao nosso trabalho, mas nossa função é basicamente organizar, administrar e fiscalizar, isso garante o bom andamento do condomínio e traz uma melhor convivência entre os moradores”, finaliza.

Condomínios sem síndico
Há condomínios, por outro lado, que não elegem um síndico para administrar o local. Uma moradora, que prefere não se identificar, mora em um condomínio que não possui síndico e conta que, apesar do bom senso dos moradores, há situações que ter uma pessoa ali preparada para resolver essas situações faria a diferença.
 
“Nós já nos reunimos algumas vezes com todos os condôminos para ver se alguém tinha interesse em se candidatar, mas acabou que ninguém se interessou. Tenho uma vizinha, que quando estraga coisas da área comum, como o portão, por exemplo, faz orçamentos, fala com o prestador de serviço e divide o valor entre todos, mas ela não é oficialmente síndica. 
 
Quando temos problemas relacionados à perturbação do sossego, precisamos ir lá resolver, mas no geral esse assunto é sempre tratado de forma bastante respeitosa. Acredito que melhoraria, tem muita coisa que fica a desejar, como grama, lixeira, iluminação, carro que passa em alta velocidade, quando precisa de qualquer conserto é uma década para resolver. O síndico é a pessoa específica que todos iam procurar quando surgisse qualquer um desses problemas”, finaliza.

Estreitando laços
Para ajudar neste momento, separamos algumas dicas para ajudar na convivência em comunidade. São coisas simples, mas que quando colocadas em prática são capazes de instaurar a harmonia na convivência entre os vizinhos. O primeiro passo é, se vive em um condomínio, obedecer às normas pré-estabelecidas por ele. Caso o apartamento seja alugado, ou tenha mudado recentemente, pedir as regras para o síndico ou um morador mais antigo. Também é importante apontar caso ache necessário adequar criar ou adequar alguma norma para a realidade do local. 
 
Vale lembrar ainda que este é um momento que todos precisam exercitar a sua paciência, pois estão trabalhando em home office, as crianças estão sem aula e os barulhos acabam acontecendo. É importante administrar os sentimentos de descontentamento, indignação e raiva naquele momento. Ao invés de dar vazão a eles, transformando o momento em uma discussão muitas vezes desnecessária, tenha paciência e converse amigavelmente com o vizinho, para não acabar criando inimizade.

O último conselho é sobre a necessidade de ser gentil e educado, assim a convivência fica muito mais pacífica. É sempre importante estabelecer um bom convívio com os vizinhos e mostrar-se disponível para ajudar.
 
Fonte: https://www.folhadecampolargo.com.br/noticias/geral/numero-de-reclamacoes-em-condominios--aumenta-durante-o-isolamento-social-44318
 
Créditos: Folha de Campo Largo

 

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